4 Fatores que aceleram a formação de cálculos biliares

Existem muitas pessoas preocupadas com a formação de cálculos biliares ou pedras na vesícula. Mas ninguém percebe que elas se formam a partir de erros que cometem ao se alimentar desregradamente. Ou sem dar tempo ao corpo para digerir os alimentos consumidos.

Sempre tive dificuldades para perceber algo que muita gente falava: “Pedra na vesícula só sai com cirurgia”.

De fato, um dos grandes segredos que a maioria dos especialistas em saúde escondem diz respeito a cirurgia extração de pedras da vesícula.

E quando eu digo ‘segredos’ eu me refiro ao grande interesse por trás dessas cirurgias que poderiam ser evitadas com um procedimento não invasivo.

Há algum tempo tenho notado um grande sofrimento que não é percebido pela maior parte das pessoas.

Numero de cirurgias para extração de pedras na vesícula, mas ninguém percebe que as pessoas terão que mudar seus hábitos alimentares para sempre devido a falta desse importante apêndice em seu corpo.

Nos próximos parágrafos vou falar de 4 fatores que aceleram a formação de cálculos biliares.

Para que você entenda a necessidade de se corrigir antes que seja obrigado a ir para a mesa de cirurgia.

E também vou falar algumas verdades sobre a formação de cálculos biliares. Aproveite o conteúdo.

Fator # 01 – Beliscar entre as refeições…

Segundo especialistas da medicina Ayurveda, a mais antiga ciência da saúde, comer antes que a refeição anterior tenha sido digerida, é uma das principais causas de doenças.

E é inclusive um fator que provoca o surgimento dos cálculos na vesícula.

De acordo com essa concepção há pelo menos cinco fatores que contribuem para que as pessoas adquiram o habito de beliscar entre as refeições:

  1. Estilo de vida estressante, cheio de correria;
  2. A atração exercida pela grande quantidade de alimentos industrializados, prontos, refinados e embalados estrategicamente;
  3. A justificativa de ter uma refeição rápida (de baixo valor nutricional) a qualquer hora;
  4. A perda do prazer de comer alimentos bons, e o consumo de alimentos de absorção rápida geram desejos de comer comidas diferentes. Causando o habito de comer por impulso, por exemplo, comer pipoca quando assiste filmes…
  5. Comer dominado pela fome emocional, um impulso imperceptível de auto compensação que produz um falso bem estar superando as inseguranças e medos.

Alguns desses fatores ou vários deles reunidos podem contribuir para a criação de hábitos irregulares inconscientemente.

Tais hábitos podem perdurar por toda a vida ou até que uma doença seria chame atenção da pessoa.

Estes hábitos irregulares estão presentes em grande parte da população o que leva ao surgimento de muitas doenças.

Uma das razões para o empobrecimento da saúde em geral, está na qualidade dos alimentos ingeridos atualmente.

Devido ao processamento de alimentos na indústria com refinamento e inserção de aditivos melhoradores “da apresentação” e da conservação.

Qualidade dos alimentos

Os alimentos estão perdendo a qualidade nutricional e se tornando prejudicial à saúde.

O processamento retira grande parte dos nutrientes naturais e insere “por força de lei” Nutrientes artificiais com a desculpa de “Enriquecimento”.

Quanto mais processado for um alimento menor será sua quantidade de nutriente e energia vital (natural).

Da mesma forma que quanto mais processado for o alimento maior será a quantidade de aditivos melhoradores (artificiais) e a quantidade de calorias “vazias”.

Esse é um fator determinante das causas de adoecimento da população.

Pois com alimentos assim, sentimos necessidade de comer em maior quantidade a fim de completar a nutrição diária.

Esses alimentos não satisfaz a necessidade de comer e aumenta muito os níveis energéticos na corrente sanguínea causando picos de glicose.

Os hábitos irregulares de comer entre as refeições e fazer lanchinhos à noite.  Têm como principal ponto negativo a alteração dos ritmos biológicos do corpo.

Essa irregularidade quebra a harmonia do metabolismo e causa desequilíbrio nutricional. O ponto vital do ritmo biológico esta na regularidade da produção hormonal.

Que por sua vez dependem dos ciclos regulares de alimentação, sono e despertar.

A produção de bile e sucos gástricos necessários para reduzir os alimentos a seus componentes nutricionais básicos, por exemplo, segue uma regularidade.

Está comprovado que os níveis ideais de bile e suco gástrico ocorrem por volta de meio dia.

Pressupondo assim um motivo inteligente para se fazer a refeição mais importante do dia nesse horário.

Fica evidente que nossa capacidade digestiva é menor na parte da manha e a noite.

Assim quando optamos por fazer refeições rápidas, e não aproveitamos o momento propicio para uma refeição completa. Nossa vesícula começa a não lançar bile normalmente no intestino.

Como a produção de bile foi normal, então haverá um excesso de bile não utilizada que será armazenada e tenderá a se converter em cálculo biliar.

Da mesma forma como o ato de comer alimentos de absorção rápida (salgadinhos de pacote, biscoitos, bolachas, etc.).

Estimula a produção de bile, mas não a utiliza, induzindo o organismo à desativação da produção de biliar.

Concluindo podemos afirmar que beliscar não é uma boa ideia.  Pois esse ato fere o equilíbrio dos ritmos biológicos do corpo tão bem sincronizados.

Da mesma forma como fazer grandes refeições a noite não é bom, devido ao fato de o organismo ter menor capacidade digestiva no final do dia.

Isso nos leva a uma conclusão obvia: o ideal é “Fazer a refeição mais importante do dia”. No momento em que o organismo esteja em seu pico de maior produção de bile e sucos gástricos. Que é no meio do dia.

 

Fator # 02 – Diminuir O Consumo De Gorduras

O mito de que as gorduras são as causadoras de doenças cardíacas tem feito com que as pessoas se afastem desse importante combustível.

A constante promoção de dietas com baixo índice de gorduras, como “as dietas mais saudáveis”. Pode ser considerada uma considerável causa do aumento de doenças do fígado e da vesícula biliar.

A tendência do mundo fitness direciona as pessoas ao consumo de alimentos com altos teores de proteína como forma de obter vitalidade e força física.

Por causa do mito das gorduras saturadas estabelecido na década de 70, as gorduras têm sido consideradas as causadoras da maioria das doenças.

Mas se olharmos para trás perceberemos que isso não e verdade, por exemplo. No inicio do século 20 os ataques cardíacos eram muito raros.

E o que mais interessante é que o consumo de gorduras por pessoa continua sendo o mesmo.

O que aumento de forma significativa, principalmente entre as pessoas mais ricas foi o consumo de proteína.

O consumo excessivo de alimentos proteicos pode ser a causa do aumento vertiginoso das taxas de doenças circulatórias atuais.

Pesquisas tem demonstrado que comer proteínas de origem animal em excesso provoca o engrossamento dos vasos do fígado.

Acarretando a formação de cálculos biliares que diminui a produção de bile no fígado.

A diminuição da secreção de bile resulta na diminuição da capacidade de digesta das gorduras.

Isso tem levado médicos a recomendar aos seus pacientes que diminuam o consumo de gorduras a fim de prevenir a indigestão e o aumento de peso.

Mas essa medida tem como reflexo negativo o acúmulo de bílis na vesícula por não poder lançar o conteúdo esvaziando-se.

O que leva a maiores problemas na digestão das gorduras.

E leva o corpo a consumir totalmente as gorduras essenciais e as vitaminas nelas dissolvidas fazendo com que o fígado aumente a produção de colesterol e a formação de pedras.

Dessa forma quanto menos gordura o corpo receber junto aos alimentos pior será a situação. Assim com s gorduras digeridas parcialmente.

O corpo entra em um circulo vicioso que só consegue sair quando forem eliminados os cálculos biliares do fígado e da vesícula.

Fator  03 – Uso De Medicamentos

Há muitas pessoas fazendo uso de medicamentos de uso continuo e muitas outras se utilizando das terapias de reposição hormonal.

Os métodos contraceptivos com pílulas anticoncepcionais aumenta quatro vezes o risco de desenvolver calculo biliar nas mulheres.

O estrógeno contido nas pílulas anticoncepcionais e nos repositores hormonais aumenta o colesterol biliar e diminui a contração da vesícula.

Esse efeito pode aumentar a incidência de cálculos biliares no fígado e na vesícula além de causar muitas outras doenças ligadas à diminuição das funções desses órgãos.

 

Fator # 04 – Efeito Do Estilo De Vida Na Formação De Cálculos Biliares

O efeito mis danoso é o de interrupção ou alteração do relógio biológico.

O estilo de vida influencia significativamente o funcionamento de nosso corpo. Veja mais sobre iso nesse artigo: Como Sincronizar O Estilo de Vida Aos Ritmos Circadianos…

A forma como organizamos e vivemos nossa vida em função de nossas preocupações diárias.

Tem um profundo impacto em nossa saúde. Toda a vida animal em nosso planeta é egida por mecanismos de regulagem frente à fase de claro e escuro do planeta.

Assim surgiram na natureza os chamados ritmos Circadianos ligados intimamente aos movimentos do planeta.

E inclusive sofre influencia da lua e de outros planetas alinhados com a Terra.

Nosso organismo segue milhares desses ritmos diariamente.  Cada ritmo individual controla uma função em nosso corpo.

Como por exemplo, o ritmo cardíaco a pressão arterial, temperatura, níveis hormonais, secreção de sucos gástricos e a sensação de dor.

Todos esses ritmos estão conectados entre si e são coordenados por uma espécie de “marca passo cerebral”, conhecido como “núcleo supraquiasmático”.

Esse núcleo regula as descargas das células neuronais que aparentemente regulam o relógio biológico.

Quando provocamos mudanças bruscas nesses ritmos. Causamos forte impacto no controle biológico do corpo.

Pois ao interrompermos um desses um desses ritmos afetaremos todos os outros.

Dessa forma os erros em nosso estilo de vida pode nos custar a perda da estabilidade orgânica e nos causar inúmeras doenças.

Devemos dar especial atenção aos ciclos do sono e do despertar. Pois os processos bioquímicos de nosso corpo dependem das fases de claro e de escuro.

Há certos hormônios fundamentais a nossa vida que são produzidos exclusivamente na fase de escuro.  E outros que são liberados somente na fase de claro.

Como é o caso do hormônio da juventude a melatonina, é liberado a noite e a serotonina liberada durante o dia. Esses dois são interdependentes.

Quanto mais serotonina o organismo liberar durante o dia mais melatonina será liberada a noite.

Por outro lado h ainda um fator muito importante que é a produção de hormônios poderosos logo ao despertar.

Com a chegada da luz do dia ocorre a descarga de cortisol e corticosterona. Esses hormônios são responsáveis pela regulagem de importantes funções no organismo.

Como a aceleração do metabolismo os níveis de açúcar no sangue e as respostas imunológicas.

Resumindo tudo…

Você viu um resumo sobre os 4 Fatores que aceleram a formação de cálculos biliares.

Bom, este foi só artigo sobre os fatores que aceleram a formação de cálculos biliares. Mas se você quiser ir mais longe baixe nosso e-book gratuito.

No qual você aprenderá mais sobre a desintoxicação do fígado e descobrira por que a desintoxicação do fígado é importante para mais de 90% das pessoas.

Coloque seu email no formulário abaixo e faça o download do e-book.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *